Ecos da Ciência - Crianças

Ecos da Ciência - Crianças

Aqui estão selecionados textos interessantes sobre ciência, escritos de forma lúdica, para crianças.

Segunda, 26 Maio 2014 13:09

Clima

DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO
Tempo é a condição da atmosfera que ocorre em uma área durante um curto período. O tempo pode mudar de uma hora para outra: em uma região onde o sol está forte e a temperatura quente, é possível que, em questão de minutos, o céu esteja coberto por nuvens que inibem a sensação de calor do sol.

Segunda, 26 Maio 2014 13:01

Água

É um dos recursos mais importantes do nosso planeta, fundamental para a manutenção da vida na Terra. Você sabia que foi nos mares antigos que surgiram as primeiras formas de vida? E ainda que 70% do corpo humano é constituído por água? Há informações importantes que devemos saber sobre esse líquido vital à nossa existência.

Segunda, 26 Maio 2014 12:49

Vulcão

É uma elevação formada pelo acúmulo de lava e outros materiais eruptivos. Nem toda saída de lava à superfície forma um vulcão como aqueles que costumamos ver em fotos e figuras. Alguns são fissuras por onde a lava é expelida. O que caracteriza a sua forma é o tipo de lava liberada. O magma é denominado de lava quando alcança a superfície terrestre.

Segunda, 26 Maio 2014 12:33

Terremoto

O Planeta Terra é constituído por esferas concêntricas. O núcleo, muito denso e composto por ferro (cerca de 95%) e níquel ( aproximadamente 5%), tem o interior sólido e o exterior fundido. É responsável pelo escudo de proteção magnética da Terra. O manto inferior, logo acima do núcleo, é formado por rochas densas,  ricas em ferro e magnésio, em alta temperatura e com comportamento plástico. A parte superior do planeta, denominada litosfera, é constituída por rochas de parte do manto superior e da crosta continental, que  formam os  continentes, e oceânica, do fundo dos oceanos.

Segunda, 26 Maio 2014 12:17

Combustíveis Fósseis

PETRÓLEO E GÁS

No fundo dos oceanos, além de sedimentos inorgânicos, também se depositam restos de animais marinhos, principalmente plânctons. Este material orgânico mistura-se ao inorgânico e é periodicamente soterrado por novas camadas de sedimento. De acordo com profundidade, temperatura e pressão, os sedimentos se transformam em rocha sedimentar, enquanto a matéria orgânica, presa entre grãos da rocha, transforma-se em petróleo e gás natural.

«InícioAnt12PróximoFim»
Página 1 de 2