I. FILOSOFIA

A Filosofia, quando é Filosofia de verdade, ou seja, quando toca a verdade e alcança o coração, materializa-se poeticamente em sutras (aforismos) e ślokas (versos), tal qual se vê na Bhagavad Gita, nas demais Escrituras Sagradas e nos escritos dos Grandes Sábios.

1.  Não diga pouco em muitas palavras, mas muito em poucas. (Pitágoras)

2.  Estou convencido de que tudo veio até nós a partir da bacia do rio Ganges. (Voltaire)

3.  É muito importante notar que pelo menos Pitágoras, há uns 2500 anos, foi de Samos para as margens do rio Ganges para aprender geometria... E ele certamente não teria empreendido tal jornada se a reputação da ciência dos brahmins não estivesse já bem estabelecida . (Voltaire)

4.  Ante as sutilezas dos filósofos indianos a grande maioria dos filósofos europeus se parece com meninos do ensino secundário. (T. S. Eliot)

5.  Quando eu leio a Bhagavad-Gita e reflito sobre como Deus criou este universo tudo o mais parece supérfluo. (Einstein)

6.  Pela manhã eu banho o meu intelecto na estupenda e cosmogônica filosofia da Bhagavad Gita – comparada a ele nossa moderna literatura parece débil e insignificante. (Henry David Thoreay)

7.  O esplendor da Bhagavad Gita está, verdadeiramente, na sua encantadora exposição da sabedoria da vida, a qual possibilita que a filosofia desabroche para a religião. (Herman Hesse)

8.  A única maneira de nos aproximarmos da compreensão de uma criação tão sublime como a Bhagavad Gita é cultivando de coração uma sintonia fina com o texto. (Rudolph Steiner)

9.  A filosofia assimilada superficialmente conduz ao ateísmo, mas assimilada em profundidade, conduz à experiência religiosa. (Francis Bacon)

10.  Um grão de filosofia dispõe ao ateísmo; muita filosofia reconduz à religiosidade. (Platão)

11.  Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. (Leonardo da Vinci)

12.  Quem é capaz de ver o todo é filósofo; quem não, não. (Platão)

13.  Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios... são aqueles que leram diretamente no livro do mundo. (Schopenhauer)

14.  A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar. (Einstein)

15.  A ciência nada mais é que uma forma de percepção. É a sabedoria que constitui a ciência de todas as outras ciências. (Platão)

16.  A caracterização mais segura da tradição filosófica europeia é que ela não passa de uma série de notas de rodapé à filosofia de Platão. (Whitehead)

17.  Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar. (Nietzsche)

18.  O homem é um animal metafísico. (Schopenhauer)

19.  O homem de gênio e o doido assemelham-se neste ponto: ambos vivem num mundo diferente daquele em que vivem os outros mortais. (Schopenhauer)

20.  Não conhecemos as pessoas quando elas se dirigem a nós; somos nós que temos de nos dirigir a elas para saber como são. (Goethe)

21.  É fácil apagar as pegadas; difícil é caminhar sem tocar o chão. (Lao Tse)