Reciclaria Novo de Novo

A Reciclaria Novo de Novo, que funciona desde 17 de Setembro de 2014, surgiu da necessidade de transmitir e pôr em prática a importância da visão profunda que se deve ter sobre todas as coisas.

Em tudo está o Todo, em tudo existe o Sagrado que é inquebrantável. Assim sendo, nada deve ser perdido ou descartado e sim, de alguma forma, tudo deve ser mantido vivo.

Em tudo existe a possibilidade intrínseca de receber uma nova chance, uma nova forma de existência.

“Re-ciclar” significa trazer de volta ao ciclo, à vida. É dever de todos nós cuidarmos do Todo para mantê-Lo vivo.

Acreditamos que o agente motivador do crescente problema ambiental, provocado pelo excesso de resíduos indevidamente descartados, esbarra em uma questão que vai além de jogar lixo nas ruas, nos rios, ou onde quer de seja; na verdade é o imenso vazio provocado pelo distanciamento da nossa Essência e dos nossos valores intrínsecos que refletem na vida externa, na forma como vemos e tratamos o mundo a nossa volta.

É comum ouvir-se a expressão: “ Antigamente as coisas eram feitas para durar”. De fato eram. Quase tudo trazia a energia da duração: casamento, amizade, casa, carro, móveis... Tudo era feito com muito cuidado e capricho. Era sempre agregado a tudo um valor que ia além do monetário, e as coisas se transformavam em bens inestimáveis. Mas, a supervalorização do “ter” em detrimento do “ser” e a virtualização das relações fizeram o vazio ocupar enorme espaço no interior das pessoas, que tentam preenchê-lo com coisas externas. É esse vazio que motiva a compra exacerbada do que não se precisa, como roupas, sapatos, móveis, mesmo quando já se tem em grande quantidade.

Dessa forma, se descartam objetos que ainda estão novos ou seminovos e os substitui, por outros, satisfazendo a desejos que parecem preencher esse vazio momentaneamente, até que novamente ele surja, e se crie o círculo vicioso do consumismo.

As coisas ainda úteis passam a ser vistas como inúteis e vão para o lixo, mas descartá-las não as fazem desaparecer.

É exatamente do lixo que vem nossa valiosa matéria prima. Objetos recolhidos nas ruas são reciclados, reavivados e voltam a ser úteis.

 

Reciclar é seguir acreditando que nada se perde, tudo se transforma sempre.

Reciclar é um dever de todos, para o bem de todos e tudo.

"Deus dorme no mineral, sonha no vegetal, acorda no animal e plenifica-se no homem."

É porque Ele habita no íntimo de todas as coisas que o velho pode tornar-se novo,

o inútil - útil, o feio - bonito e a escuridão - luz.

 

Reciclar é mais do que produzir peças decorativas: é purificar e valorizar aquilo que parece não ter valor. É trazer a lume o que é imquebrantável em todos os seres e coisas. É fazer ressurgir do lixo, do nada, a Divina Presença.

 

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA O ALBUM DE FOTOS DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS EM PNEUS

Free Joomla templates by L.THEME